Adriana Camargo
Adriana Camargo é jornalista e artista visual. Doutora no programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade pela UFBA e mestra em Artes Visuais pela UNICAMP-SP. Desde 2001 trabalha como professora universitária e pesquisadora se dedicando especialmente às áreas da teoria das artes, arte contemporânea, corpo. Teorias da imagem e do som: fotografia, cinema e vídeo. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais de fotografia expondo suas instalações.
O seu último trabalho foi como diretora criativa do livro de artista que será laçado no dia 30 de agosto de 2021, em Vitória da Conquista, intitulado A margem da imagem, que se inspirou na multiplicidade cultural que a região sudoeste da Bahia possui e pouco explorada pelos artistas e público. Esse trabalho é resultado da premiação do Prêmio Jorge Portugal, categoria Artes Visuais do Programa Aldir Blanc Bahia da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), vinculada da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
Direção Criativa: A Margem da Imagem
O projeto foi idealizado pelo artista visual Vinicius Gil-Purki e a artista visual e jornalista Adriana Camargo. “Nosso objetivo era difundir artistas do território do sudoeste baiano através das práticas individuais e coletivas a fim de revelar, reforçar e valorizar potencialidades específicas das regiões abrangidas e através do trabalho coletivo, transdisciplinar e afetivo, apresentar à população baiana os novos olhares criativos que temos em nossa região”, destacam os idealizadores.
Para que A margem da imagem nascesse, foi realizado um laboratório/oficina de produção de livro artesanal com oito artistas do sudoeste baiano: Afonso Silvestre, Anderson Rosa, Ricardo Fraga, Shirley Ferreira, Felipe Bonfim, Thiana Queiroz, Marco Jardim, Jonathan Soares, e Rafael Brandão, ministrado pela artista Agnes Cajaiba. A partir do laboratório/oficina, os artistas foram instigados a criar um livro que discutisse a margem da imagem nas diferentes cidades do território de identidade da região sudoeste.