Ariane Stolfi
Ariane Stolfi é arquiteta, designer, programadora, musicista e professora, e transita por várias linguagens e disciplinas. Doutora em Sonologia pelo departamento de Música da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestre em Arquitetura e Design (FAU-USP), pesquisa interfaces interativas em tecnologias web, atualmente na Universidade Federal do Sul da Bahia. Foi pesquisadora visitante no Centre for Digital Music (Queen Mary University of London) e participou de diversos festivais e eventos como: Festival de Música Nova, Digitália, SHA, Submidialogias, DIS Experimental, ¿Música?, Virada Cultural, Bigorna, Improvise!, Circuito de Improvisação Livre, Amostra Sonora, Áudio Insurgência, Tecnoxamanismo, CMMR, Web Audio Conference, Audio Mostly, UbiMus e NIME.
Noise symphony
Noise Symphony X é a mais longa de uma série de peças criadas utilizando a ferramenta Playsound.space, um sampler e looper à base de espectrogramas desenvolvido pela autora durante seu projeto de doutorado. A ferramenta funciona através de uma interface web que utiliza sons do banco de dados Freesound.org.
A série de peças foi composta à partir de uma busca pela palavra noise, que gerou cerca de 9000 resultados, dos quais foram selecionados 690 sons, pelas suas peculiaridades espectromorfológicas. Nessa peça, que estreiou no Festival Música Nova - Gilberto Mendes de 2020, utilizo essa base sonora em uma sessão de improvisação livre em conjunto com técnicas vocais estendidas. Em um procedimento meta-linguístico, a imagem gerada no vídeo é resultado da soma da imagem da webcam com a captura da tela da interface do programa enquanto está sendo tocada.
QUARENTENA LIV(R)E #42 - Sinfonia de Jards - com Jards Macalé
Série de envenots online organizado pelo Instituto Humanindade, Direito e Democracia durante a quarentena, com a participação de diversos convidados. Neste episódio, o convidado especial foi o músico Jards Macalé
retirada Violenta é a continuação da pesquisa apresentada no livro “Corpos Conflitantes”, lançado em 2017.
Versão interativa do poema Cidade City Cité, de Augusto de Campos, para comemoração do aniversário de 90 anos do poeta:
Playsound performance on A'mas
A’mas is a music event focused on live electronic music improvisation, visual art and collaboration for like-minded people to join together, explore and experiment a collaborative sonic journey. We are a large community of musicians, sound engineers and general audio and audio visual enthusiasts which value knowledge exchange and collaboration in music production and we investigate new forms of audio reproduction.
reverbera!
Trilha sonora produzida ao vivo para o filme de Maya Deren, durante a participação do grupo no F.EST.A em Trancoso. Com o grupo do projeto de extensão Reverbera! com alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia
Cosmic Scraps - Faixa para o álbum "Sonoridades Cósmicas Latinoamericanas"
Data de produção : outubro de 2021
Duração da música ///// Duración de la musica:
6’30’’
Ficha Técnica (mixagem, masterização) /////// Datos técnicos (mezcla, masterización):
Ariane Stolfi - produção, mixagem e masterização
Texto de apresentação / conceito da obra ///////// Texto de la presentación / concepto de trabajo:
A Ideia foi de transmitir a sensação de uma viagem ao espaço sideral que passa por turbulências, lixo espacial, combates e encontros e terminando num silêncio tranquilo do nada. A faixa foi produzida em uma sessão dupla de improvisação livre da autora, primeiro reunindo sons com temáticas espaciais através da plataforma playsound.space, desenvolvida pela autora, para compor uma faixa base, sobre a qual foi produzida uma segunda improvisação com técnicas expandidas de canto, com ruídos guturais e chiados.