top of page
Driele Braga (1).JPG

Por: Clara Nunes, Driele Braga e Luíza Batista

O 7 de setembro, feriado nacional, marca a comemoração da independência do Brasil, quando em 1822 deixou de ser colônia de Portugal. Essa celebração ficou conhecida como o Dia da Independência e uma das tradições mais emblemáticas é o desfile cívico-militar, que inclui apresentações de bandas, grupos de danças e exibições de entidades civis militares e organizações sociais. Além disso, é um momento para refletir sobre a história e valores que moldaram o nosso país como nação.

Em Vitória da Conquista, na última quinta-feira, aconteceu mais uma edição do tradicional desfile cívico com o tema "Conquista Acolhedora. Nossa cidade é sua cidade". Iniciado com a associação dos ex-combatentes do Brasil por volta das 08:30h na Avenida Integração, o desfile teve seguimento até a Avenida Brumado. Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 1800 alunos de 24 escolas municipais, estaduais e militares participaram das apresentações, além do corpo de bombeiros e das polícias civil e militar. O evento  foi encerrado por volta de 12:30h, com o “Grito dos Excluídos”.

Dentre os componentes do desfile, estão presentes as balizas de banda ou fanfarras marciais. Elas têm como papel principal interpretar e dar vida ao que está sendo tocado pela banda através de ginástica artística, rítmica, dança, teatro e arte circenses, conferindo beleza e ritmo às apresentações. São peças fundamentais para a organização do evento, pois marcam o caminho para os participantes e ajudam a manter a formação precisa. Com suas cores vibrantes, acessórios e movimentos sincronizados, acrescentam um toque especial à celebração da independência. No desfile local, a tradicional apresentação do Instituto de Educação Euclides Dantas foi destaque por tamanha precisão e encanto.

Balizas: beleza e ritmo no “Dia da Independência”

Em Vitória da Conquista, na última quinta-feira, aconteceu mais uma edição do tradicional desfile cívico com o tema "Conquista Acolhedora. Nossa cidade é sua cidade".

bottom of page